#33 – A Escolha de Sofia (Sophie’s Choice)

Direção: Alan J. Pakula
Duração: 150 minutos
Ano de lançamento: 1982
Prêmios:
– Oscar de melhor atriz principal para Meryl Streep em 1983;
– Outros 12 prêmios em vários festivais mundo afora.

A expressão “Fazer uma escolha de Sofia”, para a geração da década de 80, virou sinônimo de tomar decisões difíceis. Qualquer um que já tenha ouvido, sabe qual foi a tal escolha que Sofia teve que tomar (quem não sabe, é melhor assistir o filme sem saber) e espera encontrar a trama em volta disso. Eu sabia da escolha e achei que isso atrapalhou demais a minha percepção porque criei um pré-conceito. O roteiro poderia ter sido melhor trabalhado para agradar todos, independente do conhecimento prévio.

Mas não é a toa que a atriz Maryl Streep ganhou o Oscar no ano seguinte, com certeza a sua atuação foi e será lembrada por todos que conferirem esta película. Uma interpretação de gala que vale o ingresso do cinema ou o valor da locação na locadora mais próxima de você!

Penso que na época em que fora lançado, este filme deve ter causado um impacto muito maior do que causa hoje, mesmo porque as mais de 2 horas de produção foram resumidas em 3 palavras. Claro que a escolha da personagem não deixou ser mais fácil ou difícil com o passar dos anos, mas quando se espera encontrar algo e o mundo dá voltas e voltas e voltas antes de nos mostrar algo, perde a graça. Foi exatamente assim que me senti!

Resumo: Ótimo roteiro mal adaptado com uma excelente atriz e sua atuação. Assitir? Sim, de preferência se você não faz a mínima idéia da escolha que a pobre Sofia teve que tomar. Se você já sabe, vale a pena pela análise psicológica dos personagens, pós filme é claro!

Até o próximo título.

Anúncios
Esse post foi publicado em Cinema. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s