#69 – Um Conto Chinês (Un Cuento Chino)

Um conto chinês Direção: Sebastián Borensztein
Duração: 93 minutos
Ano de lançamento: 2011
Prêmios:
– 11 prêmios em diversos festivais de cinema com destaque para o diretor

Mais um título sul-americano, bem mais leve que o último, mas não menos interessante. Apesar de tender ao drama, há várias pitadas de humor. Rimos porque certamente agiríamos como os personagens caso estivéssemos vivendo a situação retratada. Ou seja, é engraçado porque não existem piadas prontas, e sim momentos nas quais poderíamos estar inseridos.

Quando disse que tendia para um drama, tomei como base algumas questões emocionais/existenciais retratadas: empatia, solidão, lembranças, frieza, amor, dentre outras, e tudo isso sem ser piegas.

O final acaba sendo ao mesmo tempo surpreendente e sarcástico (só assistindo para entender o sarcasmo), a ponto de pensar sobre todos esses eventos absurdos e inusitados que existem no nosso dia-a-dia: será que são tão sem propósito assim? E se todas essas experiências, por mais incabíveis que sejam, nos levassem para lugares melhores e nos tornassem mais humanos? Será que o acaso também não faz parte da nossa história? Somos tão auto-suficientes e egocêntricos que não aprendemos nada com outras culturas e pessoas? Infelizmente muitos acham sim… E vocês!? Pensem…

É importante seguirmos nossa intuição e valores pessoais diante dos eventos que nos pegam desprevenidos. Nem sempre teremos sucesso, razão ou sorte, mas também poderemos perder a chance de mudar o nosso mundo e o do próximo, por que não? Talvez seja essa a maior lição que o filme nos deixa.

Vale muito a pena naqueles dias em que não se quer nada muito intenso nem tão hollywoodiano, mas inteligente e leve. Espero que tenham sido motivados a prestigiar essa obra. Abraços!

Anúncios
Esse post foi publicado em Cinema e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s