#73 – A Caça (Jagten)

Jagten Direção: Thomas Vinterberg
Duração: 115 minutos
Ano de lançamento: 2012
Prêmios:
– Ganhou 38 prêmios em diversos festivais mundiais

Em tempos de “justiceiros” e caça às bruxas, precisamos cada vez mais pensar e repensar o nosso papel de cidadãos dentro da sociedade. Comportamentos, decisões e credos mal fundamentados podem afetar de forma muito intensa a vida das pessoas. Este filme dinamarquês é um belo início para reflexões dessa natureza.

Fato é que muitos ainda não possuem maturidade suficiente para lidar com situações do cotidiano, mesmo que de fato elas nem tenham acontecido. A cegueira que impede a racionalização é a mesma que deseja julgar e punir com as próprias mãos. Isso acaba por criar um senso coletivo de verdade absoluta, onde mesmo nos casos em que tudo é devidamente esclarecido, as pessoas não conseguem aceitar. O personagem principal do filme, interpretado com maestria pelo ator Mads Mikkelsen, vivência na pele todo esse ódio e intolerância dos que o cercam, e tudo baseado em falsas acusações proferidas por uma criança. Por incapacidade de discernimento tudo se transforma em algo grandioso e dolorido, criando manchas que talvez jamais possam ser apagadas.

Essa reportagem do G1 lida recentemente traz vários casos, análises, opiniões e números desse fenômeno de irracionalidade que está em alta no Brasil, vale muito a leitura! Citada na mesma reportagem há uma obra de arte, em exposição no Museu do Holocausto Negro na América, cujo nome poderia resumir muito bem esta película da qual estamos falando: Forgive but never forget

Forgive-But-Never-Forget

Os danos causados por ações absurdas, as que acontecem na vida real e/ou a retratada em A Caça, são praticamente irreparáveis, tanto para as vítimas como para os que as cercam. Então, por favor, parem de divulgar vídeos da Rachel Sheherazade que incentiva e incita esse tipo de barbárie e veja logo este filme (tem no Netflix), tenho certeza que você estará contribuindo muito mais para a evolução de si mesmo e da sociedade.

Abraços e até o próximo!

Anúncios
Esse post foi publicado em Cinema e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s