#74 – Os Homens Que Não Amavam As Mulheres (Män som hatar kvinnor)

Os homens que não amavam as mulheres Direção: Niels Arden Oplev
Duração: 152 minutos
Ano de lançamento: 2009
Prêmios:
– 16 prêmios em vários festivais mundiais.

Fiquei sabendo deste filme através do lançamento de sua versão ‘hollywoodiana’ a uns 2 anos atrás. Na época ouvi comentários dizendo que a versão original era melhor e não me interessei em assistir nenhuma das duas. Quando esbarrei com a tal versão original no Netflix resolvi ler um pouco sobre e descobri que ambas são adaptações de um livro de 2005, o primeiro volume da trilogia Millenium, do autor Stieg Larsson.

Não li o livro, não assisti a versão americana e gostei do que encontrei na filmagem Sueca. Personagens bem interpretados, alguns clichês aqui e ali que não chegam a ofender e algumas cenas bastante intensas. A própria história é bem interessante pois nos põe a pensar na situação da mulher dentro da sociedade nas últimas 5 décadas, pelo menos. São mostrados os vários abusos cometidos contra as mulheres e suas reações perante à humilhação física e moral.

Ainda hoje, infelizmente, crimes dessa natureza são um tabu para a sociedade e acontecem muito mais do que gostaríamos. Deveríamos encarar a realidade e discutirmos mais abertamente o assunto, quem sabe poderíamos evitar alguns desses incidentes que não acometem apenas as mulheres…

Há também outros elementos que acompanham e dão corpo ao filme: Obsessão, transgressão, fanatismo e medo são alguns dos que consigo me lembrar agora. Sim, o filme é tenso, instigante, traz questões polêmicas e vale a pena ser assistido. Pretendo continuar com a trilogia…

Abraços e até mais!

Anúncios
Esse post foi publicado em Cinema e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s