#34 – As Aventuras de Tom Sawyer (The Adventures of Tom Sawyer)

Autor: Mark Twain
Ano de lançamento da primeira edição: 1876

“De repente o leitor percebe algo errado e indaga:
– Espera aí, isso é um livro?
– Sim!
– Mas o blog não é sobre filmes?
O autor do blog faz questão de explicar o que está acontecendo e diz:
– Sim, mas começar falando sobre livros faz parte da renovação do blog, com conteúdo cultural diversificado. Além do mais, esse livro possui várias referências cinematográficas que eu duvido que você sabia.
– Interessante! E porque começar com este livro?
– Por que este foi o primeiro livro que li este ano – Darrudapinto coça sua barba rala, tentando refrescar a memória e conclui – e o achei deveras interessante!”

É isso aí, o blog começa agora uma nova era (ainda com o mesmo título e banner) onde a idéia é divulgar conteúdos diversos, incluindo literatura, fotografia, música além dos filmes. Vamos ao que interessa…

Como cheguei a este livro? Duas referências me despertaram o interesse por este título. 1) A famosa música Tom Sawyer do grupo Canadense Rush e 2) O Google Doodle do dia 30 de Novembro de 2011 homenageando o 176 aniversário de Mark Twain.

Consegui o meu exemplar em um sebo da cidade em troca de outros 3 livros que não me interessavam mais e não me arrependi. Mal havia começado a leitura e não queria mais parar. Linguagem fácil, descontraído, bucólico e nostálgico. Acompanhar página a página as aventuras do menino Tom Sawyer e me sentir criança novamente me encheu de alegrias e boas recordações. Leia sozinho, presenteie uma criança ou leia para ela, mas por favor leia!

E acreditem ou não, este livro também tem muito a ver com cinema. Além de existirem pelo menos 5 títulos baseados na narrativa, há diversas referências em filmes famosos. Por exemplo, em Minority Report – A Nova Lei, o personagem e livro são citados pelo próprio Tom Cruise. Em Dogville, clássico de Lars Von Trier e que pretendo assistir novamente em breve, onde obra é a que Thomas Edison (pai) está lendo.

Perceberam como literatura e cinema andam bem entrelaçados? Seja mexendo com os nossos sentimentos, sejam em citações mútuas, essas duas artes se merecem!

Até o próximo filme, livro ou whatever… =D

Anúncios
Esse post foi publicado em Literatura e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s